Rodada de debates foi um sucesso!!!

Mais de 200 pessoas participaram do debate: “Farmácia Comunitária, a necessidade de um novo paradigma”, que aconteceu em agosto último, no hotel Porto Bello, em Ondina. O evento, realizado pelo Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma), contou com apoio dos conselhos regional e federal de farmácia, Federação Nacional de Farmácia (Fenafar) e Bahiafarma.

Além das mudanças necessárias para a categoria, foi discutida a Lei nº 13.021/14, aprovada no dia 11 de agosto deste ano, chamada de “nova lei da Farmácia”. Com essa lei, farmácias e drogarias deixam oficialmente de ser apenas estabelecimentos comerciais e se transformam em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

Para a depurada federal Alice Portugal (PcdoB-Ba), a sanção foi uma grande vitória da categoria, que há 20 anos luta pela aprovação. “Eu não paro de comemorar. Mas nossa luta continua, porque, em função de um grupo de pequenos comerciantes, que fizeram pressão, a lei não foi aprovada na íntegra, mas já estamos nos mobilizando para mudar essa Medida Provisória”, afirma Portugal.

Na ocasião, também palestraram a diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Célia Chaves, a diretora da Bahiafarma, Julieta Palmeira, o representante do Conselho Federal de Farmácia, Altamiro José e o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia, Magno Teixeira. Além de estudantes e coordenadores de cursos de graduação em farmácia, como Fernanda Albuquerque, da faculdade Ruy Barbosa e Maristela Orge, da faculdade Unifacs.

Acompanhem o vídeo da palestra, na íntegra, que será publicado ainda hoje no Facebook e nosso site: www.sindifarma.org.br . Veja também nossa galeria de imagens.